Rebuçados de Ovos (Portalegre)

Os rebuçados de ovos de Portalegre integram a vasta doçaria conventual alentejana, sendo a receita atribuída às freiras do Convento de Santa Clara. Este convento, que é atualmente a Biblioteca Municipal da cidade, era famoso pelo fabrico de doces de excelência, como é o caso da receita que aqui se apresenta.

A origem deste doce conventual remonta ao século XVIII, quando as freiras procuravam uma utilidade a dar às gemas que restavam, após a ampla utilização das claras para purificar o vinho branco ou ainda para engomar golas e fatos dos homens mais abastados. Da sábia mistura de ovos e açúcar, aliada ao tempo e dedicação dados à receita, resulta uns rebuçados sublimes, tradicionalmente embrulhados em papel de seda, que se derretem delicadamente na boca.

Ingredientes:

Para os rebuçados
  • 200 g de açúcar
  • 80 g de água
  • 8 gemas
  • óleo de amêndoas doces p/ moldar os rebuçados
Para o vidrado
  • 160 g de água
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 500 g de açúcar

Confeção:

Leve ao lume o açúcar com a água até obter uma calda em ponto elevado (pouco depois de começar a ferver).

Deixe arrefecer um pouco e, fora do lume, junte as gemas ligeiramente batidas. Misture rapidamente para as gemas não talharem.

Leve o doce ao lume, mexendo sempre até formar um preparado espesso.

Deite sobre uma superfície lisa e fria, untada com óleo de amêndoas doces e, com as mãos também untadas, molde os rebuçados.

Para o vidrado, leve o lume o açúcar diluído na água e o suco de limão, deixando ferver até obter uma calda em ponto de pasta (também designado calda fraca, pois é atingido logo que uma pequena camada de açúcar começar a aderir à colher).

Retire de imediato e, com a ajuda de um garfo ou uma pinça, passe os rebuçados, um a um, pela calda. Deixe arrefecer sobre a superfície onde os moldou e embrulhe-os em papel.

Print Friendly, PDF & Email

2 Responses to Rebuçados de Ovos (Portalegre)

  1. Teresa diz:

    Gostaria de saber qual a temperatura do lume… fiz em lume brando, baixo, e obtive uma massa espessa mas de cor amarela claro e não consegui moldar as bolas…

  2. Excelente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *